quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Planejamento, um universo à se explorar.


" Desvantagens eu não vejo. Se eu pudesse receber só para planejar eu faria. Risos. "


Batendo um papo com alguns profissionais do mercado, chegamos a conclusão de que o mercado para a área de Planejamento começa a crescer, ou deveria estar crescendo, pois cada dia que passa, nosso consumidor se cansa com os meios de comunicação de massa que os rodeia, ou cria novas ideologias, muda gostos.
E como esquecer de acompanhar esse carinha, que é nosso foco, nosso alvo?! A figura do planner auxilia na busca de soluções para cada cliente, analisando mercado, CONSUMIDOR, tendências, comportamentos etc, sendo que no final, espera-se desse profissional sucesso na campanha ao qual foi destinado, pois isso revelará o potencial e a importância de um bom planejamento de campanha.


Aqui em Brasília, não temos muitos profissionais especializados na área, pois acaba que o Atendimento faz um duplo papel, e isso não é ruim, muito pelo contrário. Dessa vez, na nossa caminhada pelo mercado em busca de experiêcias e pontos de vista, contamos com a ajuda da Diretora Geral da GIOVANNI+DRAFTFCB, Maria Delfina Dornas.


CP: Fale um pouco sobre o profissional de Planejamento.
D: O planejamento ele vai estudar aquele cliente, vai fazer uma pesquisa ampla da concorrência, e a partir daí ele dá soluções para servirem de diferenciais, o que nos dias de hoje está cada vez mais difícil, porque os diferenciais estão cada vez menores. Mas ele vai sempre tentar isso.


CP: O Atendimento tem que entender de Planejamento?
D:
O atendimento, na realidade ele tem que ser, tem que conhecer todas as áreas da agencia, tem que saber de mídia, criação, tem que ter noções porque ele é o elo entre agencia e cliente, se ele chega no cliente para vender aquilo sem saber? Eu sou atendimento, gosto de planejamento, faço planejamento, de concorrência publica, sou eu que faço todos, então assim, se você não entendeu, não adianta você ter insight, se você não sabe de criação, você não sabe passar um briefing para a criação, tem que falar a mesma língua. Você tem que saber que o atendimento aqui dentro, ele é a voz do cliente e lá ele é a voz da agência, então ele tem que saber, tem que ser muito bem preparado, pois se não, ele vira aquele atendimento de leva e trás pra tudo. Tem que ter carisma, saber o que ele faz, o cliente que ele ta atendendo. Ter conversas inteligentes com o cliente, porque na sua relação é que você vai tirando o job. No caso de correios, não adianta você ganhar a concorrência, você tem que faturar.


CP: Como você vê a evolução do planejamento?
D
: Eu acho que antigamente não só o planejamento como a mídia era muito enfática, assim, como o cara já trabalhava há muito tempo na área, ele não tinha ferramenta, hoje ele tem. Então era muito assim: vamos fazer Globo, editora Abril, que não tem erro, né. Que era o que existia antes. Não tinha esse numero de informações que você tem hoje,o planejador é igual mídia, ele tem um mundo de informação que ele não tinha antigamente, ele não tinha pesquisa disponível pra ele, ele não tinha um Google da vida, não tinha internet. Antigamente ele fazia outro tipo de pesquisa, ia a matéria de jornal, a gente á naqueles bancos lá do correio brasiliense, olhar se tinha saído algo e o que, era muito mais difícil. Era muito mais por conhecimento de mercado, então ele ia conhecendo e sabia o que indicar, mas não é uma coisa científica muito provada. Hoje o planejador ele ta baseado num dado científico. Não é uma área muito grande, no Brasil, nas grandes agências, os profissionais de planejamento são raros, não é um mercado que expandiu muito, até porque assim, não sei se a demanda ficou em falta, ou muitos se voltaram para outras áreas ou muitos estão dentro de clientes na área do planejamento, na área de marketing. Na área na agencia eu to vendo a dificuldade de contratar pessoas, até por formação, não tem formação de um planejador.


CP: Mas você acha que isso ocorre por não ter pessoas capacitadas ou porque o pessoal não procura?
D: Eu acho que é uma área que engraçado, não cresceu, assim, o número de estudantes que saem da faculdade dizendo “ vou ser planejamento” , é raro. Se você pega uma ESPM, FGV da vida, e faz uma pós em MKT, aquilo é muito planejamento, pois você passa por uma serie de áreas estratégicas, então eu fico imaginando que essas pessoas de planejamento não ficam dentro de agencias; Aqui na agência, temos 4 planejamentos (todos em Sampa), planejamento SÊNIOR, já o resto está sendo formado, que não começaram “vou virar planejamento” a maioria dos planejamentos que eu conheço eram atendimento ou eram MKT de industria e virou planejamento. Tem um cara muito bom, de planejamento, que era redator, sempre defendia as peças dele, sempre gostou de escrever, escrevia bem e ele virou.Então, você vê que não teve uma formação, o planejador, eu não vejo isso e não conheço ninguém. Na maioria das faculdades, a pessoa sai mídia, atendimento e criação porque já tinha uma coisa para aquilo. Porque você não aprende criação na faculdade, você aprimora. O criador é um artista, é o cara que tem o dom. Não é como a gente, como atendimento e mídia que consegue formar direcionado para aquilo.


CP: Como você acha que será o futuro dessa área?
D: Uma área extremamente estratégica e importante porque o que o cliente está buscando hoje é resultado e você só tem com estratégias eficazes; É uma área que quem se especializar, vai ter muito mercado de trabalho, aqui em BSB não é referência, até porque quando você vê, as grandes agências, grandes estruturas delas não estão em BSB e sim em SP e Rio. Por isso, não ter um planejador, já que não é um trabalho que é diário. E no outro lado você tem as agencias locais que não tem grana pra bancar um profissional de planejamento. Então acaba que o atendimento, o dono da agencia, costuma se envolver no processo e desenvolve seu planejamento. Então, BSB precisava de alguém. Acho que a Artplan contratou, pois o Banco do Brasil exige. A partir do momento que o cliente é envolvido, cada dia mais está exigindo, graças a deus, por isso até o mercado cresceu em estrutura que é o que dá dinheiro para a agência, conta de governo. O varejo é um suporte, ainda mais aqui em BSB que é comércio de governo, não tem indústrias, nada. Acho que a partir do momento que o governo começar a exigir mais, você vai começar a ter novos profissionais nessa área, que não existe hoje.


CP: O que você indicaria como desvantagens e vantagens da área?
D: Acho que a grande vantagem do planejador é a visão estratégica, mesmo de negócio que ele tem. E como ele praticamente, geralmente, é um departamento único na agência, ele acaba tendo um conhecimento muito amplo, porque ele trabalha com todos os clientes, então é um cara que tem uma visão estratégica de banco, como tem de Nestlé da vida, né... É um cara que carrega um conhecimento muito amplo, então não vejo desvantagens. Talvez seja o fato dele ficar um pouco longe da execução, porque a partir do momento que ele põe aquilo no ar, ele passa despercebido, ele não participa, ele fica um pouco distante do processo depois. O que se pode perder é estar longe do processo, que é legal de ver, alguns até acompanham a performance de venda, mas depende muito do produto que ele planejou. Quando é meio institucional, a coisa se perde no meio do caminho, ele né. Quando é produto, ele também acompanha muito mais de venda, acho que depende do que você atende.


CP: A criação utiliza o portfólio e o profissional de planejamento?
D: É igual ao atendimento, rs. Ele apresenta, mostra os cursos que fez e apresenta estratégias assim: participei da implementação da VIVO em BSB, com lançamento, com uma campanha X, lançando o produto X e teve tanto % de venda. Ele ta meio no highlight do planejamento que ele fez. Ou “participei do planejamento de contas tais.” Ou dizer que é especializado em contas de telefonia por exemplo, porque aí você já sabe que o cara tem uma expertise em telefonia especificamente. Pelos clientes que ele atendeu você já sabe qual planejamento ele meio que executou e a linha de atuação dele. Eu sei porque nas licitações a gente vê o currículo de todo mundo e eu leio os currículos de todo mundo, a maioria se apresenta assim: você fala a sua formação, os cursos que realizou e depois vem dizendo o que aconteceu ao longo da carreira, clientes e estratégias, campanhas inéditas. Porque quando uma campanha ganha Cannes, não é só a criação que ganha, a agência toda, então tem isso, dizer a premiação.

Cotidiano, somatório das forças.



Continuando na tecla do Planejamento, como que essa área é vista pelos criativos?! Fomos atrás de um diretor de arte para falar mais sobre o assunto.


Sidney Alves trabalha no mercado publicitário a mais de 10 anos e sua carreira na “ Intercontinental “ começou de forma pouco esperada. Sidney iniciou seu trabalho na agência como Office boy, daí então, sua participação junto com os setores da Agência, interferia nas idéias dos trabalhos que eram realizados ali. Ele não acreditava muito em seu talento e não imaginava que ficaria sentando junto com aquelas pessoas responsáveis pela produção das campanhas. Então, numa de suas grandes idéias o seu chefe decidiu que ele seria promovido e ficaria encarregado de ser o “Diretor de Arte”. No início não foi uma jornada fácil, porém com a ajuda de todos, Sidney conseguiu encontrar seu “ passatempo “ favorito. A Agência Intercontinental localizada no Setor Bancário Norte, atende diversas empresas aqui de Brasília, entre elas: BrasilTelecom.

Em entrevista rápida foi perguntado a Sidney as seguintes questões:


CP: Descreva o setor de planejamento da sua agência.

S: O planejamento em si é feito em todas as áreas da agência. Não resumido somente em um departamento assim chamado. Planejar as ações de um cliente acaba sendo o resultado de uma relação entre todos os departamentos da agência que devem ter seu foco no cliente. Assim, em resumo o atendimento da conta é o responsável pelo planejamento, mas o planejamento é o resultado do trabalho com o cliente com todos os setores da agência.


CP: Qual a sua visão, como diretor de arte, do planejamento?

S: Fundamental. A criação orientada a um bom planejamento é um passo certo para o sucesso de uma campanha.


CP: É boa a relação do planejamento com os outros departamento da agência?

S: Ela precisa ser sempre. Se não há essa boa relação, o job não flui, não atinge seus objetivos.


CP: Qual a relação do planejamento com o público alvo? Existe alguma dificuldade à ser pontuada? Qual?

S:O planejamento trabalha com pontos principais: Objetivo; Alvo; Rota.


CP: Como o planejamento lida com as estatísticas?

S: Estatística é a base para um planejamento. É nela que a agência encontra informações técnicas para defender e orientar suas estratégias.


CP: Qual o melhor tipo de público e o pior?

S:O que compra e o que não compra.


CP: O planejamento é desempenhado pelo atendimento ou existe um profissional definido para exercer a função de planejador?

S: Sim, pelo atendimento, principalmente com participação da criação, mídia, produção.


CP: O que mais chama atenção dos clientes?

S: Principalmente agilidade. Hoje em dia tudo é para ontem. Quando o objetivo é alcançado em tempo curto.


CP: Quais as características dos clientes que são colocadas em destaque no momento de planejar uma boa relação dos clientes com produto divulgado?

S: Basicamente afinidades com o produto e poder de compra.

Planejamento. A bola da vez.


Bem, nos posts anteriores focamos nossa conversa na área de Redação Publicitária e agora, seguiremos para outros pontos de uma agência. Mais especificamente, Planejamento. Vocês sabem o que um planejador faz? O que é planejar?!!Vamos láh... perguntando aleatoriamente para algumas pessoas, o conceito dessa palavrinha “Planejamento” ( uma espécie de Brainstorming), algumas palavras-chaves foram lançadas: problema, solução, resolver, sucesso, busca, investigação, detalhe, diferencial, alvo, público, valor etc... Hummmm, isso já foi um bom começo, mas como definir realmente essa área?


O termo planejamento é bastante amplo e, por esse motivo, merece alguns esclarecimentos. Planejamento é algo que rege as ações; é o que fazemos antes de agir, de tomar uma decisão, visando atingir um objetivo. É, portanto, um processo de decidir o que fazer e como fazer, antes de fazer. Em uma agência de comunicação, a atividade do planejamento é exercida pelo diretor de planejamento. É ele quem vai planejar as campanhas dos anunciantes. Para tanto, o perfil desse profissional deve ser o de uma pessoa arrojada, empreendedora, com visão ampla de mercado e que tenha vivenciado todas as áreas de uma agência de comunicação, além de ter trabalhado do outro lado da mesa , ou seja, ter sido anunciante. Em muitas agências, a atividade de um planejador é compartilhada com o profissional de atendimento.Ambos devem possuir a característica de liderança associada ao bom relacionamento. É imprescindível que o profissional de planejamento tenha em mente que cada cliente e cada campanha precisam de tratamentos individualizados. Cada caso é único, com objetivos diferentes e com situações de mercado diferentes. Portanto, conhecer o perfil do cliente e da empresa é condição imprescindível para esses profissionais.

Teoricamente:
  1. Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos - permite controle apropriado, produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente, melhor coordenação das interfaces do projeto, possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos, e propicia um grau mais elevado de acertividade nas tomadas de decisão.

  2. O planejamento (br.) ou planeamento (pt.) é um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado (Lacombe (2003, p.162).

  3. O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

“ (...) meu chefe acha que o redator é rei e que o Diretor de Arte só tem que fazer o que a gente quiser.”
Qual poderá ser a diferença entre a Fulana Redatora estagiária, agora, e a mesma Fulana estagiária, no futuro?! Quais são as expectativas dos jovens que entram no mercado como estagiários, eles são valorizados? Eles já possuem uma meta de vida pronta?
Com esse tanto de dúvida, não deu outra, fomos perguntar a quem está vivendo esse tipo de situação. E uma de nossas entrevistadas foi a estudante da UCB, Daphne Evangelista, que está quase se formando e a pouco tempo tempo entrou no mercado como contratada, após estagiar na Matriz Comunicação.
CP- Em que momento da vida, você constatou que queria ser redator?
D - Durante a faculdade, sempre me identifiquei com criação, mas achava que ia ser fotografa, quando vi que não ia rolar, parti para a criação. Como leio muito e sempre escrevi, achei que a redação tinha mais a ver comigo.

CP- Qual é a sua expectativa profissional ?
D- Quero trabalhar em uma agência legal, crescer na profissão, quem sabe a Diretoria de Criação um dia, ou outros lugares, São Paulo, Rio de Janeiro quem sabe.

CP- O que você considera "ser criativo"?
D- Eu não tenho um conceito formado sobre ser criativo, eu acho que tem que ser original, ou saber dar originalidade a coisas ultrapassadas, não sei, isso é relativo demais.

CP-Já teve "bloqueio criativo"? Se sim, como você lida com isso?
D- Já, tenho com freqüência. Não lido muito bem, costumo bater a cabeça na mesa, o que não é nada saudável e também me entupir de referência, o que é muito bom.

CP-Trabalha em dupla com diretor de arte? Como é essa relação?
D- Trabalho, atualmente muito menos que antes, na minha atual agência meu chefe acha que o redator é rei e que o Diretor de Arte só tem que fazer o que a gente quiser. Eu discordo muito dele. Trabalhar em dupla é ótimo, um complementa a idéia do outro e se um tem bloqueio criativo o outro pode segurar, fora o que um aprende com o outro, troca de experiências.

CP- Referências, se usa, pode citar algumas?
D- Claro que uso, todo profissional de criação tem que usar, referência serve pra você saber o que tá rolando de legal, aprender construção de título e texto e formar um conceito sobre estética em propaganda. Eu vejo muito o CCSP, Brainstorm 9, Publicidade de Saia, Cafeína, The Copwrithers, Archive, Deviantart, Desencannes, Cannes Lions, além de entrar nos sites de um monte de agências

CP- Como é trabalhar com a linguagem escrita?
D- O que pesa não é trabalhar com a linguagem escrita, isso é ótimo, o problema é usá-la de uma forma publicitária, vendedora, que o público entenda e de forma criativa. A gente corta um dobrado =P Mas eu me divirto muito com meu trabalho.

CP- Mudanças na língua portuguesa, como você vê isso?
D- Então, eu acho a língua portuguesa uma coisa incrível, dificílima e extremamente bem feita. Não sou a favor das mudanças, mas sei que são necessárias e como redatora terei que me adaptar.

CP- O que mais te fascina na sua área?
D- O processo criativo.

CP- Por ser recém contratada e por ter sido estagiária, você nota que há preconceito da parte dos redatores profissionais, com quem está entrando no mercado?
D- Cara, aqui na agência, além de mim só tem mais um, mas ele já não trabalha muito com redação, então eu faço praticamente tudo. As vezes rola, mas normalmente o pessoal mais antigo quer ajudar e ensinar do que ficar tendo preconceito.
Valew Daphne!!!

Aurélio não é coisa de burro!!

Galerinha, durante a entrevista que tivemos com a Soraya, ela tocou em um assunto primordial na vida de um redator: saber escrever. E para isso, nada melhor que andar com dicionários, ler bastante. Abaixo, algumas palavras importantes para os publicitários.


ALL-Type: anúncio de jornal ou revista, outdoor ou qualquer outro tipo de material impresso apenas com frases escritas, sem nenhum tipo de ilustração.

BANNER: Bandeira em inglês. 1. No campo da Internet, é a imagem digital inserida nas páginas de umwebsite contendo mensagem, marca ou logotipo de uma empresa, produto ou serviço - para promovê-los, estabelecendo ou não um link com website ou hot-site. é a unidade publicitaria basica da internet. 2. no campo da promoção de merchandising, é um cartaz (impresso digitalmente ou por serigrafia) para passar mensagens dentro de ambientes internos.

BRAINSTORMING: Tempestade cerebral, em inglês. Tecnica utilizada para gerar idéias publicitárias. Consiste em propor e relacionar todo tipo de associações que vierem à cabeça, sem nenhuma análise sobre pertinência, para avaliação. Geralmente é feita por duas ou mais pessoas, em conjunto.

BRIEFING:
Resumo, em inglês. Documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los. base do processo de planejamento.

CRIAÇÃO: 1. Tarefa de idealizar as peças publicitárias.
2. Departamento encarregado do trabalho criativo dentro da agência. 3. Profissionais especializados na criação de peças publicitárias.

DIRETOR DE ARTE:
1. Profissional de criação especializado em desenvolver a parte visual e gráfica das peças publicitárias. 2. Em produção, profissional responsável pelo projeto e execução da parte visual do comercial, incluindo cenografia, figurinos, objetos de cena, etc.

DISPLAY:
Peça promocional e de merchandising que exibe uma mensagem ou uma mensagem e um produto no ponto-de-venda.

DOMÍNIO:
Endereço de um website na Internet. É um nome (como http://www.amazon.com.br/") que substitui uma longa combinação de números, para facilitar a vida dos usuários da rede. Esses endereços sao registrados, atraves do pagamento de uma taxa fixa anual pelo seu uso, internacionalmente pela Internet e no Brasil, pela Fapesp.

DOWNLOAD:
Ato de transportar a informação de um servidor para o computador do usuário, ao acessar uma página Web ou solicitar um arquivo via internet. Novos softwer, documentos, imagens, etc.podem ser obtidos atraves de download, sendo copiados de um servidor remoto para a maquina do usuário.

DUPLA:
1. Conjunto de um diretor de arte e um redator que trabalham juntos para desenvolver peças publicitárias e promocionais. Unidade básica da criação de uma agência. Às vezes, pode haver o trabalho conjunto de mais elementos de uma area ou outra e o auxílio do diretor e do compositor.

HOMEPAGE: Página de abertura de um website, que hoje geralmente tem inúmeras páginas. Apesar disso, persiste o uso do termo homepage para se referir à página de abertura de um site, resquício do tempo em que os sites tinham uma página ou duas. É mais correto dizer: "o endereço do nosso website é.."

IMPACTO: 1. Ação de atingimento de um consumidor pelas mensagens publicitárias. 2. Capacidade de uma mensagem publicitária em motivar as pessoas atingidas.


INTERNET: A rede internacional de computadores, que se transformou em uma mídia universal e interativa, permitindo a mais ampla obtenção, disponibilização e troca de dados, informações e e-mails digitais, contendo textos, imagens e sons através de uma variedade de recursos.

MAILING LIST: Lista de correio, em inglês. Relação de nomes, endereços e dados adicionais de consumidores e prospects, para realizar ações de marketing direto.

PORTFÓLIO: 1. Conjunto de marcas, produtos e serviços de uma empresa. 2. Conjunto das contas de uma agência. 3. Trabalhos já realizados por uma agência, produtora, fornecedor ou profissional. 4. Conjunto dos títulos de uma editora e de programas de uma emissora de rádio e TV.

REDATOR: Profissional de criação especializado na criação e redação de conceitos, títulos e textos. Geralmente, trabalha em dupla com o diretor de arte.

SLOGAN: Frase tema de uma campanha ou marca, que procura resumir e definir seu posicionamento.

SPAM: Envio de e-mails não-solicitados a um grande número de pessoas. Embora no mundo real esse tipo de mailing seja praxe, o Spam é fortemente condenado na Web, podendo levar a retaliações por parte dos destinatários e mesmo a ações legais.

SPOT: Mensagem publicitária de radio, feita por uma locução simples ou mista, com ou sem efeitos sonoros e uma música de fundo.

O Mito

" Na Redação Publicitária tem que estar a fim de criar, não é só escrever não..."

"... ser criativo é um treino também. "



Quem disse que a Redação Publicitária se refere só à parte impressa ?! Muitas pessoas chegam a pensar que a tarefa de um redator é apenas escrever em material impresso , textos jornalísticos , chamadas para revistas, cartazes, folders, ou fazer slogans. Mas não é por aí, eles vão muito mais além, não só escrevem, também são responsáveis pelo “criar” , trabalham com impressos , rádio, web etc.
Partindo dessa constatação, fomos em busca da Redação online. Para isso, contamos com a ajuda de Soraya Coelho, formada pela UCB, trabalhou na Agência Júnior Matriz Comunicação, está a cinco anos no mercado, como profissional, tendo passado por agências como a Click, e no momento está a três anos na “Knowtec.com” . A empresa trabalha com uma comunicação que se preocupa desde o planejamento estratégico à execução tecnológica e possui três núcleos: comunicação digital, tecnologia e inteligência competitiva.
Abaixo alguns fragmentos dessa conversa. Sendo que os marcadores CP e S, identificaram nós e a entevistada, respectivamente.
CP: A redação online traz muitas oportunidades, eu posso dizer que ela tem mais responsabilidades do que a offline?
S: Não não, acho que a responsabilidade é a mesma, a única coisa que a gente tem que ter em mente, sempre, é estar pronto para qualquer redação, porque você não pode dar margem para interpretação. Se você fala "você vai ganhar", VOCÊ VAI GANHAR! O tempo de impacto é muito menor, você tem que resolver rápido, ser objetivo, porque você não entra num portal do TERRA para procurar banner. Se você esta no banco, na fila, inevitavelmente você vai olhar coisa no teto, display, agora se você esta no portal vendo noticia, você não está lá com outro intuito, por isso deve ser uma coisa muito atrativa, muito objetiva. (A mídia online!!!!!!!!!!!!!!!!) "

CP: Como você olha os "virais", eles já não são mais a sensação do momento, verdade ?
S: ... existem formas de você agregar valor sem estar sem estar hiperligado. É legal que o consumidor esteja de saco cheio, porque publicidade tem muito disso, você pega um formato novo, usa até cansar e na hora que está todo mundo estagnado você tem que dar uma solução para isso, o que é muito legal. A viralização na verdade sempre existiu, porque quando aquele povo manda pra você um PowerPoint horroroso, isso é uma viralização, sabe, quando mandam a corrente da menina que sumiu, ou do anjo da guarda que se não passar pra 5 pessoas vai acontecer uma coisa horrível, isso é viralização. E alguém só teve a idéia de usar isso para ganhar dinheiro, muito justo! Inclusive, algo que está rolando agora, é o "twitter", uma espécie de mini-blogger, onde você solta frases bem curtas.
O Twitter é uma espécie de mini-blog criado para responder a uma pergunta: O que você está fazendo nesse instante?". Já é uma febre nos EUA e só cresce no Brasil; Seu princípio é comunicar aos amigos e visitantes uma informação curta, de até 140 caracteres.


CP: Existe alguém na agência, que seja responsável por procurar as novidades que estão sendo colocadasa no mercado?
S: Não, é um trabalho da gente. Quem escolhe trabalhar com internet acaba que fica meio ligadinha, então ta sempre procurando. É muito legal pegar uma peça na Alemanha que você não entende nada mas consegue interagir com a peça. Geralmente sites que falam de propaganda tem no cantinho da página falando sobre offline (impresso), online, mídia, guerrilha... A gente pesquisa muito. É muito divertido.

CP: Você trabalha em dupla, como na redação impressa? Faz brainstorm juntos?
S: Sim. Com certeza.
CP: Na redação impressa, os redatores trabalham com um número "x" de títulos para aprovação, com você é o mesmo?
S: Eu não trabalho com número de caracteres, tem gente que trabalha. Você tem que sentir o formato que você tem, porque às vezes não pode ter muito texto, tem que enxugar onde der! E ver esteticamente. Às vezes a colocação em linhas diferentes já faz toda a diferença. Tem que ter feeling.

CP: Tem gente que pensa que criar é fácil, basta ser criativo?

S: Não, primeiro tem que ter muito treino, ser criativo é um treino também. Porque você não vai produzir um leão por peça. Não é todo dia. A criatividade tem que ser usada em tudo, às vezes você não vai fazer um texto maravilhoso, mas você pensou num serviço muito legal, que resolve o problema. E criação não só cria, ta! Se fosse só criar tava bom, tem que estudar, pesquisar muita coisa...

CP: E o bloqueio criativo?
SP: Não tenho tanto esse problema. É como falei, é treino. Lógico que você não está pronta para pensar sempre, tem dias que é horrível. Às vezes eu chego e falo pro meu dupla "Rodrigo hoje eu to podre, é com você", mas eu sento, tomo um café, fumo um cigarro, dou um tempo e tal. Daí quando a gente senta, discute o cliente, as características dele etc, e ele começa a dar idéias, vai surgindo à força.
CP: Você trabalha, mas acaba se divertindo né?!

S: Ah, eu me divirto, mas é pq eu gosto muito! Pois eu já vi muita gente que ta aqui só esperando acabar o expediente. Isso é muito ruim pq se você não se instigar, o cliente nunca vai vir falar: “olha faz uma campanha do caralho pra mim!”, “eu sei que você é muito bom e eu vou te dar 2 meses pra fazer isso”, o cliente NUNCA vai fazer isso, então assim, você tem que estar contente, satisfeito, que nem a gente fez agora, ta todo mundo virado, na correria, mas ta feliz, rindo, contente, se divertindo. Se você fica mais puto do que satisfeito com o seu trabalho..., lógico que às vezes você fica de saco cheio, só que é uma vez ou outra, se não, você está trabalhando no lugar errado.

CP: No dia-a-dia de um redator, o que você destacaria como gratificante e extressante?S: Não só para o redator, acho que para todo mundo! Prazo é uma coisa que estressa muito, mas sempre entrego o que tenho que entregar no deadline certo, quando não antes. E gratificante é ver aquilo que você curtiu fazer no ar.

CP: Você sai daqui (agência) e fica pensando nos seus jobs?

S: ah não, eu desligo, assim, lógico que tem campanha que exige que você saia pensando né, você fica toda hora na pilha, liga pra galera pra saber como ta o andamento... Mas eu tenho meus hábitos, não vejo computador em casa, só se tiver muita necessidade, meu momento em casa, é MEU momento em casa! Fim de semana é pra me divertir, conversar com os amigos, que não dá para fazer na semana, brincar com meu gato... etc.

CP: E o mercado de Brasília, o que você tem a dizer?
S: Olha, eu nunca tive problema com o mercado de Brasília não, nunca fiquei sem trabalho. E eu acho, que não é porque eu sou ótima redatora não, acho que para quem quer trabalhar tem. Pra que é interessado. Perceber a necessidade, oportunidade e se jogar nela é fundamental.
E criação não só cria, ta! Se fosse só criar tava bom, tem que estudar, pesquisar muita coisa...

CP: E com relação ao portfólio, como funciona, é impresso?
S: Não, imprime só às vezes. A maioria tem site, não precisa ter um domínio seu, pode ser um blog.

CP: Que recado você deixa para quem quer ser redator?
S: PELO AMOR DE DEUS, SE ALGUÉM QUER FAZER REDAÇÃO, APRENDE A ESCREVER! Tem muita gente criativa, que é redator, só que não escreve direito, sempre dá uma tropeçada. É muito feio e muito chato você falar que é redator e não escrever bem. Se você é diretor de criação beleza, mas se você é redator...tem que escrever direitinho. Tenha um dicionário perto, não é uma vergonha, gramática, até guia dos curiosos a gente tem aqui. Não é vergonha, isso só vai te ajudar, entendeu? Ler muito é importante, ver tudo o que ta acontecendo, pegar os sites referência (brainstorm9), cuidar do portfólio, se você quer ser redator, provavelmente um outro redator estará te avaliando, então cuidado para não ter erro de português, cuidado também no currículo para não ter erro de português, pois eu mesma já dispensei gente por ter erro de português no currículo, porque às vezes é uma desatenção que poxa, não pode ser assim.


" Pelo amor de Deus, se alguém quer fazer redação, aprende a escrever ."