quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Confissões de um Atendimento

O "Confissões de um Publicitário" conta essa semana com a entrevista de Ana Carolina Malta, Atendimento Publicitário da Artplan Comunicação e atual gerente de conta do Banco do Brasil. Desde já agradecemos à entrevistada pelo apoio.

CP- Então... primeiramente queria que você me explicasse o que é a área ATENDIMENTO?
A- Bom, sou suspeita né, é no atendimento que tudo começa. A área de atendimento é onde se concentram todas as informações, o cliente só faz contato com ele, repasse suas necessidades e demandas, o atendimento repasse o pedido para os outros departamento e depois reune as informações para retornar para o cliente.

2º O que o profissional de atendimento faz?

A- O atendimento representa o cliente na agência e a agência no cliente, ou seja, é o atendimento que traz as informações e demandas do cliente para a agência, é ele quem faz o briefing para que todos os outros departamentos comecem a trabalhar e criar. E ao mesmo tempo, retorna com as criações, orçamentos e outros para o cliente, explicando e defendendo o que a agência criou.
O atendimento existe para que todas as informações sobre o job sejam concentrados e coordenados por uma pessoa. O cliente só faz contato com o atendimento, exatamente para que todas as informações se concentrem nele e partam dele para os outros departamentos. E é por isso que o atendimento precisa entender e conhecer de tudo, ter conhecimento de todos os departamentos. O atendimento precisa entender de produção, ter uma boa noção de mídia, saber controlar e coordenar a verba e a parte operacional de cada job, entre outras coisas.

3º Como é a sua relação, como atendimento, com os outros departamentos da agência?

A- A relação precisa ser boa, até porque o atendimento fala e depende o tempo dos outros departamentos, sem o trabalho dos outros departamentos o atendimento não consegue trabalhar.
Aliás, a agência de publicidade é o melhor exemplo de trabalho em equipe que existe, pois um depende do trabalho do outro para que as coisas andem.
Existe uma polêmica que em muitas agências é verdade, da criação e atendimentos viverem brigando. Isso acontece mesmo, mas não é sempre, a criação sempre acha que se o cliente não aprovou a peça foi por culpa do atendimento que não soube defender. Mas não tem jeito, a criação acaba entendendo que o cliente tem a opinião dele e as vezes não tem quem mude e de qualquer forma, muitas vezes a criação/ agência erra mesmo.

4º Qual a relação ATENDIMENTOXPLANEJAMENTO?

A- Então, na verdade a figura do planejamento não está tão presente nas agências de Brasília. As grandes agências com filial em Brasília tem seus departamentos de planejamento no Rio e em SP, não há necessidade nem demanda para ter esse profissional full time em Brasília.
O atendimento precisa ter algum conhecimento em planejamento, mas nem sempre o atendimento consegue fazer um planejamento. Seria o mundo ideal que todos os atendimentos fossem planejadores, mas estamos cada vez mais longe dessa realidade, infelizmente. Mas no mundo em que vivemos hoje, o atendimento participa do planejamento, ele opina, monta muitas vezes a apresentação junto com o planejamento, entre outras coisas.

5º Como você vê o futuro dessa área?

A- Acho que no futuro os profissionais de atendimento vão se especializar cada vez mais e chegar a planejar, acho que o departamento de atendimento e planejamento devariam caminhar para se tornar um só, todo atendimento deveria ser planejador, mas não sei se um dia isso vai acontecer.

6º Indiquei as vantagens e desvantagens de ser atendimento;

A- Vantagens:
-Estar sempre em contato com o cliente;
-Conhecer muito o cliente, serviços e produtos;
-Ter conhecimento de todos os departamentos da agência, ter uma visão global de tudo;

Desvantagens:
-Levar bronca de todos os departamentos;
-Estar sempre na linha de frente com o cliente, nesse caso a culpa sempr eé do atendimento e nunca dos departamentos, porque é com o atendimento que ele fala e demanda;
-Estar 24h ligado mesmo que o trabalho esteja em outro departamento, o atendimento precisa cordenar tudo.


7º Como você descobriu que queria ser atendimento?

A - Sempre gostei de lidar com público, conversar, entender... o atendimento tem que ter um perfil mais descontraído, ter paciência...
Como sempre trabalhei com eventos, turismo, na hora de escolher o que queria ser dentro da agência não tive dúvida, só seria atendimento.


8º Conte um pouco de você, o que você fez e/ou faz para se capacitar, quais agências já passou, quais contas atendeu, o que te marcou nessa caminhada... etc...

A -Me formei em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na primeira turma do IESB, logo em seguida fiz uma pós-graduação em Comunicação Conteporânea na PUC.
Comecei estagiando na Bró.Comunicação, era uma agência pequena, mas ali comecei a aprender o que era uma agência de publicidade.
-Jovem Pan- Coordenadora de ações externas e promocionais
-Fischer América Sette Graal- Atendimento- Correio Braziliense
-Sette Graal- Atendimento - Correio Braziliense
-Giovanni FCB- Atendimento - Correios/ Banco Central
-Link Bagg Comunicação - Correios/ Ministério da Agricultura
-Faculdades JK- Professora de Planejamento de Campanha
-Faculdade Brasília - Professora de Planejamento de marketing
-Campanha Eleitoral - Geraldo Alckmin - Gerente de atendimento
-Artplan - Banco do Brasil - Gerente de Conta (atual)

Atendimento e relacionamento

Olá galera ! Segue abaixo uma apresentação em ppt, utilizada pela Funyl para apresentar a área do Atendimento.




quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Atendimento Publicitário - O gerenciador

A área contemplada nessa semana, será a do Atendimento Publicitário. Qual perfil desse profissional?

Atender vêm do latin "attendere", e em nosso vocabulário significa dar atenção a; tomar em consideração; advertir; notar; deferir, dar despacho favorável; esperar, aguardar; estar atento. Essas palavrinhas já podem direcionar nosso pensamento ao conceito da função Atendimento em uma agência, mas isso não quer dizer que esse profissional seja apenas uma pessoa de recados, de educação, de tratamento.
Atualmente, podemos dizer que o Atendimento desempenha um cargo de gerenciador, ele está presente em todo o processo de execução de uma campanha, pois como muitos dizem por aí, esse profissional é o cliente na agência e a agência no cliente. Isso quer dizer que dentro da agência, esse carinha vai transmitir tudo que sabe sobre seu cliente, defender seus gostos e revelar o seu perfil para que todo o processo que vier depois seja bem sucedido. Em contrapartida, no cliente, o Atendimento defenderá sua agência, os planos, a criação que a mesma achou ser apropriada para aquele caso.

Uma das ferramentas desse profissional, é o briefing, documento criado a partir de uma reunião com o cliente para colher o máximo de informações importantes para a execução do Job.