quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Confissões de um Atendimento

O "Confissões de um Publicitário" conta essa semana com a entrevista de Ana Carolina Malta, Atendimento Publicitário da Artplan Comunicação e atual gerente de conta do Banco do Brasil. Desde já agradecemos à entrevistada pelo apoio.

CP- Então... primeiramente queria que você me explicasse o que é a área ATENDIMENTO?
A- Bom, sou suspeita né, é no atendimento que tudo começa. A área de atendimento é onde se concentram todas as informações, o cliente só faz contato com ele, repasse suas necessidades e demandas, o atendimento repasse o pedido para os outros departamento e depois reune as informações para retornar para o cliente.

2º O que o profissional de atendimento faz?

A- O atendimento representa o cliente na agência e a agência no cliente, ou seja, é o atendimento que traz as informações e demandas do cliente para a agência, é ele quem faz o briefing para que todos os outros departamentos comecem a trabalhar e criar. E ao mesmo tempo, retorna com as criações, orçamentos e outros para o cliente, explicando e defendendo o que a agência criou.
O atendimento existe para que todas as informações sobre o job sejam concentrados e coordenados por uma pessoa. O cliente só faz contato com o atendimento, exatamente para que todas as informações se concentrem nele e partam dele para os outros departamentos. E é por isso que o atendimento precisa entender e conhecer de tudo, ter conhecimento de todos os departamentos. O atendimento precisa entender de produção, ter uma boa noção de mídia, saber controlar e coordenar a verba e a parte operacional de cada job, entre outras coisas.

3º Como é a sua relação, como atendimento, com os outros departamentos da agência?

A- A relação precisa ser boa, até porque o atendimento fala e depende o tempo dos outros departamentos, sem o trabalho dos outros departamentos o atendimento não consegue trabalhar.
Aliás, a agência de publicidade é o melhor exemplo de trabalho em equipe que existe, pois um depende do trabalho do outro para que as coisas andem.
Existe uma polêmica que em muitas agências é verdade, da criação e atendimentos viverem brigando. Isso acontece mesmo, mas não é sempre, a criação sempre acha que se o cliente não aprovou a peça foi por culpa do atendimento que não soube defender. Mas não tem jeito, a criação acaba entendendo que o cliente tem a opinião dele e as vezes não tem quem mude e de qualquer forma, muitas vezes a criação/ agência erra mesmo.

4º Qual a relação ATENDIMENTOXPLANEJAMENTO?

A- Então, na verdade a figura do planejamento não está tão presente nas agências de Brasília. As grandes agências com filial em Brasília tem seus departamentos de planejamento no Rio e em SP, não há necessidade nem demanda para ter esse profissional full time em Brasília.
O atendimento precisa ter algum conhecimento em planejamento, mas nem sempre o atendimento consegue fazer um planejamento. Seria o mundo ideal que todos os atendimentos fossem planejadores, mas estamos cada vez mais longe dessa realidade, infelizmente. Mas no mundo em que vivemos hoje, o atendimento participa do planejamento, ele opina, monta muitas vezes a apresentação junto com o planejamento, entre outras coisas.

5º Como você vê o futuro dessa área?

A- Acho que no futuro os profissionais de atendimento vão se especializar cada vez mais e chegar a planejar, acho que o departamento de atendimento e planejamento devariam caminhar para se tornar um só, todo atendimento deveria ser planejador, mas não sei se um dia isso vai acontecer.

6º Indiquei as vantagens e desvantagens de ser atendimento;

A- Vantagens:
-Estar sempre em contato com o cliente;
-Conhecer muito o cliente, serviços e produtos;
-Ter conhecimento de todos os departamentos da agência, ter uma visão global de tudo;

Desvantagens:
-Levar bronca de todos os departamentos;
-Estar sempre na linha de frente com o cliente, nesse caso a culpa sempr eé do atendimento e nunca dos departamentos, porque é com o atendimento que ele fala e demanda;
-Estar 24h ligado mesmo que o trabalho esteja em outro departamento, o atendimento precisa cordenar tudo.


7º Como você descobriu que queria ser atendimento?

A - Sempre gostei de lidar com público, conversar, entender... o atendimento tem que ter um perfil mais descontraído, ter paciência...
Como sempre trabalhei com eventos, turismo, na hora de escolher o que queria ser dentro da agência não tive dúvida, só seria atendimento.


8º Conte um pouco de você, o que você fez e/ou faz para se capacitar, quais agências já passou, quais contas atendeu, o que te marcou nessa caminhada... etc...

A -Me formei em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na primeira turma do IESB, logo em seguida fiz uma pós-graduação em Comunicação Conteporânea na PUC.
Comecei estagiando na Bró.Comunicação, era uma agência pequena, mas ali comecei a aprender o que era uma agência de publicidade.
-Jovem Pan- Coordenadora de ações externas e promocionais
-Fischer América Sette Graal- Atendimento- Correio Braziliense
-Sette Graal- Atendimento - Correio Braziliense
-Giovanni FCB- Atendimento - Correios/ Banco Central
-Link Bagg Comunicação - Correios/ Ministério da Agricultura
-Faculdades JK- Professora de Planejamento de Campanha
-Faculdade Brasília - Professora de Planejamento de marketing
-Campanha Eleitoral - Geraldo Alckmin - Gerente de atendimento
-Artplan - Banco do Brasil - Gerente de Conta (atual)

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