Galerinha, durante a entrevista que tivemos com a Soraya, ela tocou em um assunto primordial na vida de um redator: saber escrever. E para isso, nada melhor que andar com dicionários, ler bastante. Abaixo, algumas palavras importantes para os publicitários.
ALL-Type: anúncio de jornal ou revista, outdoor ou qualquer outro tipo de material impresso apenas com frases escritas, sem nenhum tipo de ilustração.
BANNER: Bandeira em inglês. 1. No campo da Internet, é a imagem digital inserida nas páginas de umwebsite contendo mensagem, marca ou logotipo de uma empresa, produto ou serviço - para promovê-los, estabelecendo ou não um link com website ou hot-site. é a unidade publicitaria basica da internet. 2. no campo da promoção de merchandising, é um cartaz (impresso digitalmente ou por serigrafia) para passar mensagens dentro de ambientes internos.
BRAINSTORMING: Tempestade cerebral, em inglês. Tecnica utilizada para gerar idéias publicitárias. Consiste em propor e relacionar todo tipo de associações que vierem à cabeça, sem nenhuma análise sobre pertinência, para avaliação. Geralmente é feita por duas ou mais pessoas, em conjunto.
BRIEFING: Resumo, em inglês. Documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los. base do processo de planejamento.
CRIAÇÃO: 1. Tarefa de idealizar as peças publicitárias.
2. Departamento encarregado do trabalho criativo dentro da agência. 3. Profissionais especializados na criação de peças publicitárias.
DIRETOR DE ARTE: 1. Profissional de criação especializado em desenvolver a parte visual e gráfica das peças publicitárias. 2. Em produção, profissional responsável pelo projeto e execução da parte visual do comercial, incluindo cenografia, figurinos, objetos de cena, etc.
DISPLAY: Peça promocional e de merchandising que exibe uma mensagem ou uma mensagem e um produto no ponto-de-venda.
DOMÍNIO: Endereço de um website na Internet. É um nome (como http://www.amazon.com.br/") que substitui uma longa combinação de números, para facilitar a vida dos usuários da rede. Esses endereços sao registrados, atraves do pagamento de uma taxa fixa anual pelo seu uso, internacionalmente pela Internet e no Brasil, pela Fapesp.
DOWNLOAD: Ato de transportar a informação de um servidor para o computador do usuário, ao acessar uma página Web ou solicitar um arquivo via internet. Novos softwer, documentos, imagens, etc.podem ser obtidos atraves de download, sendo copiados de um servidor remoto para a maquina do usuário.
DUPLA: 1. Conjunto de um diretor de arte e um redator que trabalham juntos para desenvolver peças publicitárias e promocionais. Unidade básica da criação de uma agência. Às vezes, pode haver o trabalho conjunto de mais elementos de uma area ou outra e o auxílio do diretor e do compositor.
HOMEPAGE: Página de abertura de um website, que hoje geralmente tem inúmeras páginas. Apesar disso, persiste o uso do termo homepage para se referir à página de abertura de um site, resquício do tempo em que os sites tinham uma página ou duas. É mais correto dizer: "o endereço do nosso website é.."
IMPACTO: 1. Ação de atingimento de um consumidor pelas mensagens publicitárias. 2. Capacidade de uma mensagem publicitária em motivar as pessoas atingidas.
INTERNET: A rede internacional de computadores, que se transformou em uma mídia universal e interativa, permitindo a mais ampla obtenção, disponibilização e troca de dados, informações e e-mails digitais, contendo textos, imagens e sons através de uma variedade de recursos.
MAILING LIST: Lista de correio, em inglês. Relação de nomes, endereços e dados adicionais de consumidores e prospects, para realizar ações de marketing direto.
PORTFÓLIO: 1. Conjunto de marcas, produtos e serviços de uma empresa. 2. Conjunto das contas de uma agência. 3. Trabalhos já realizados por uma agência, produtora, fornecedor ou profissional. 4. Conjunto dos títulos de uma editora e de programas de uma emissora de rádio e TV.
REDATOR: Profissional de criação especializado na criação e redação de conceitos, títulos e textos. Geralmente, trabalha em dupla com o diretor de arte.
SLOGAN: Frase tema de uma campanha ou marca, que procura resumir e definir seu posicionamento.
SPAM: Envio de e-mails não-solicitados a um grande número de pessoas. Embora no mundo real esse tipo de mailing seja praxe, o Spam é fortemente condenado na Web, podendo levar a retaliações por parte dos destinatários e mesmo a ações legais.
SPOT: Mensagem publicitária de radio, feita por uma locução simples ou mista, com ou sem efeitos sonoros e uma música de fundo.
BANNER: Bandeira em inglês. 1. No campo da Internet, é a imagem digital inserida nas páginas de umwebsite contendo mensagem, marca ou logotipo de uma empresa, produto ou serviço - para promovê-los, estabelecendo ou não um link com website ou hot-site. é a unidade publicitaria basica da internet. 2. no campo da promoção de merchandising, é um cartaz (impresso digitalmente ou por serigrafia) para passar mensagens dentro de ambientes internos.
BRAINSTORMING: Tempestade cerebral, em inglês. Tecnica utilizada para gerar idéias publicitárias. Consiste em propor e relacionar todo tipo de associações que vierem à cabeça, sem nenhuma análise sobre pertinência, para avaliação. Geralmente é feita por duas ou mais pessoas, em conjunto.
BRIEFING: Resumo, em inglês. Documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los. base do processo de planejamento.
CRIAÇÃO: 1. Tarefa de idealizar as peças publicitárias.
2. Departamento encarregado do trabalho criativo dentro da agência. 3. Profissionais especializados na criação de peças publicitárias.
DIRETOR DE ARTE: 1. Profissional de criação especializado em desenvolver a parte visual e gráfica das peças publicitárias. 2. Em produção, profissional responsável pelo projeto e execução da parte visual do comercial, incluindo cenografia, figurinos, objetos de cena, etc.
DISPLAY: Peça promocional e de merchandising que exibe uma mensagem ou uma mensagem e um produto no ponto-de-venda.
DOMÍNIO: Endereço de um website na Internet. É um nome (como http://www.amazon.com.br/") que substitui uma longa combinação de números, para facilitar a vida dos usuários da rede. Esses endereços sao registrados, atraves do pagamento de uma taxa fixa anual pelo seu uso, internacionalmente pela Internet e no Brasil, pela Fapesp.
DOWNLOAD: Ato de transportar a informação de um servidor para o computador do usuário, ao acessar uma página Web ou solicitar um arquivo via internet. Novos softwer, documentos, imagens, etc.podem ser obtidos atraves de download, sendo copiados de um servidor remoto para a maquina do usuário.
DUPLA: 1. Conjunto de um diretor de arte e um redator que trabalham juntos para desenvolver peças publicitárias e promocionais. Unidade básica da criação de uma agência. Às vezes, pode haver o trabalho conjunto de mais elementos de uma area ou outra e o auxílio do diretor e do compositor.
HOMEPAGE: Página de abertura de um website, que hoje geralmente tem inúmeras páginas. Apesar disso, persiste o uso do termo homepage para se referir à página de abertura de um site, resquício do tempo em que os sites tinham uma página ou duas. É mais correto dizer: "o endereço do nosso website é.."
IMPACTO: 1. Ação de atingimento de um consumidor pelas mensagens publicitárias. 2. Capacidade de uma mensagem publicitária em motivar as pessoas atingidas.
INTERNET: A rede internacional de computadores, que se transformou em uma mídia universal e interativa, permitindo a mais ampla obtenção, disponibilização e troca de dados, informações e e-mails digitais, contendo textos, imagens e sons através de uma variedade de recursos.
MAILING LIST: Lista de correio, em inglês. Relação de nomes, endereços e dados adicionais de consumidores e prospects, para realizar ações de marketing direto.
PORTFÓLIO: 1. Conjunto de marcas, produtos e serviços de uma empresa. 2. Conjunto das contas de uma agência. 3. Trabalhos já realizados por uma agência, produtora, fornecedor ou profissional. 4. Conjunto dos títulos de uma editora e de programas de uma emissora de rádio e TV.
REDATOR: Profissional de criação especializado na criação e redação de conceitos, títulos e textos. Geralmente, trabalha em dupla com o diretor de arte.
SLOGAN: Frase tema de uma campanha ou marca, que procura resumir e definir seu posicionamento.
SPAM: Envio de e-mails não-solicitados a um grande número de pessoas. Embora no mundo real esse tipo de mailing seja praxe, o Spam é fortemente condenado na Web, podendo levar a retaliações por parte dos destinatários e mesmo a ações legais.
SPOT: Mensagem publicitária de radio, feita por uma locução simples ou mista, com ou sem efeitos sonoros e uma música de fundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário