quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O Mito

" Na Redação Publicitária tem que estar a fim de criar, não é só escrever não..."

"... ser criativo é um treino também. "



Quem disse que a Redação Publicitária se refere só à parte impressa ?! Muitas pessoas chegam a pensar que a tarefa de um redator é apenas escrever em material impresso , textos jornalísticos , chamadas para revistas, cartazes, folders, ou fazer slogans. Mas não é por aí, eles vão muito mais além, não só escrevem, também são responsáveis pelo “criar” , trabalham com impressos , rádio, web etc.
Partindo dessa constatação, fomos em busca da Redação online. Para isso, contamos com a ajuda de Soraya Coelho, formada pela UCB, trabalhou na Agência Júnior Matriz Comunicação, está a cinco anos no mercado, como profissional, tendo passado por agências como a Click, e no momento está a três anos na “Knowtec.com” . A empresa trabalha com uma comunicação que se preocupa desde o planejamento estratégico à execução tecnológica e possui três núcleos: comunicação digital, tecnologia e inteligência competitiva.
Abaixo alguns fragmentos dessa conversa. Sendo que os marcadores CP e S, identificaram nós e a entevistada, respectivamente.
CP: A redação online traz muitas oportunidades, eu posso dizer que ela tem mais responsabilidades do que a offline?
S: Não não, acho que a responsabilidade é a mesma, a única coisa que a gente tem que ter em mente, sempre, é estar pronto para qualquer redação, porque você não pode dar margem para interpretação. Se você fala "você vai ganhar", VOCÊ VAI GANHAR! O tempo de impacto é muito menor, você tem que resolver rápido, ser objetivo, porque você não entra num portal do TERRA para procurar banner. Se você esta no banco, na fila, inevitavelmente você vai olhar coisa no teto, display, agora se você esta no portal vendo noticia, você não está lá com outro intuito, por isso deve ser uma coisa muito atrativa, muito objetiva. (A mídia online!!!!!!!!!!!!!!!!) "

CP: Como você olha os "virais", eles já não são mais a sensação do momento, verdade ?
S: ... existem formas de você agregar valor sem estar sem estar hiperligado. É legal que o consumidor esteja de saco cheio, porque publicidade tem muito disso, você pega um formato novo, usa até cansar e na hora que está todo mundo estagnado você tem que dar uma solução para isso, o que é muito legal. A viralização na verdade sempre existiu, porque quando aquele povo manda pra você um PowerPoint horroroso, isso é uma viralização, sabe, quando mandam a corrente da menina que sumiu, ou do anjo da guarda que se não passar pra 5 pessoas vai acontecer uma coisa horrível, isso é viralização. E alguém só teve a idéia de usar isso para ganhar dinheiro, muito justo! Inclusive, algo que está rolando agora, é o "twitter", uma espécie de mini-blogger, onde você solta frases bem curtas.
O Twitter é uma espécie de mini-blog criado para responder a uma pergunta: O que você está fazendo nesse instante?". Já é uma febre nos EUA e só cresce no Brasil; Seu princípio é comunicar aos amigos e visitantes uma informação curta, de até 140 caracteres.


CP: Existe alguém na agência, que seja responsável por procurar as novidades que estão sendo colocadasa no mercado?
S: Não, é um trabalho da gente. Quem escolhe trabalhar com internet acaba que fica meio ligadinha, então ta sempre procurando. É muito legal pegar uma peça na Alemanha que você não entende nada mas consegue interagir com a peça. Geralmente sites que falam de propaganda tem no cantinho da página falando sobre offline (impresso), online, mídia, guerrilha... A gente pesquisa muito. É muito divertido.

CP: Você trabalha em dupla, como na redação impressa? Faz brainstorm juntos?
S: Sim. Com certeza.
CP: Na redação impressa, os redatores trabalham com um número "x" de títulos para aprovação, com você é o mesmo?
S: Eu não trabalho com número de caracteres, tem gente que trabalha. Você tem que sentir o formato que você tem, porque às vezes não pode ter muito texto, tem que enxugar onde der! E ver esteticamente. Às vezes a colocação em linhas diferentes já faz toda a diferença. Tem que ter feeling.

CP: Tem gente que pensa que criar é fácil, basta ser criativo?

S: Não, primeiro tem que ter muito treino, ser criativo é um treino também. Porque você não vai produzir um leão por peça. Não é todo dia. A criatividade tem que ser usada em tudo, às vezes você não vai fazer um texto maravilhoso, mas você pensou num serviço muito legal, que resolve o problema. E criação não só cria, ta! Se fosse só criar tava bom, tem que estudar, pesquisar muita coisa...

CP: E o bloqueio criativo?
SP: Não tenho tanto esse problema. É como falei, é treino. Lógico que você não está pronta para pensar sempre, tem dias que é horrível. Às vezes eu chego e falo pro meu dupla "Rodrigo hoje eu to podre, é com você", mas eu sento, tomo um café, fumo um cigarro, dou um tempo e tal. Daí quando a gente senta, discute o cliente, as características dele etc, e ele começa a dar idéias, vai surgindo à força.
CP: Você trabalha, mas acaba se divertindo né?!

S: Ah, eu me divirto, mas é pq eu gosto muito! Pois eu já vi muita gente que ta aqui só esperando acabar o expediente. Isso é muito ruim pq se você não se instigar, o cliente nunca vai vir falar: “olha faz uma campanha do caralho pra mim!”, “eu sei que você é muito bom e eu vou te dar 2 meses pra fazer isso”, o cliente NUNCA vai fazer isso, então assim, você tem que estar contente, satisfeito, que nem a gente fez agora, ta todo mundo virado, na correria, mas ta feliz, rindo, contente, se divertindo. Se você fica mais puto do que satisfeito com o seu trabalho..., lógico que às vezes você fica de saco cheio, só que é uma vez ou outra, se não, você está trabalhando no lugar errado.

CP: No dia-a-dia de um redator, o que você destacaria como gratificante e extressante?S: Não só para o redator, acho que para todo mundo! Prazo é uma coisa que estressa muito, mas sempre entrego o que tenho que entregar no deadline certo, quando não antes. E gratificante é ver aquilo que você curtiu fazer no ar.

CP: Você sai daqui (agência) e fica pensando nos seus jobs?

S: ah não, eu desligo, assim, lógico que tem campanha que exige que você saia pensando né, você fica toda hora na pilha, liga pra galera pra saber como ta o andamento... Mas eu tenho meus hábitos, não vejo computador em casa, só se tiver muita necessidade, meu momento em casa, é MEU momento em casa! Fim de semana é pra me divertir, conversar com os amigos, que não dá para fazer na semana, brincar com meu gato... etc.

CP: E o mercado de Brasília, o que você tem a dizer?
S: Olha, eu nunca tive problema com o mercado de Brasília não, nunca fiquei sem trabalho. E eu acho, que não é porque eu sou ótima redatora não, acho que para quem quer trabalhar tem. Pra que é interessado. Perceber a necessidade, oportunidade e se jogar nela é fundamental.
E criação não só cria, ta! Se fosse só criar tava bom, tem que estudar, pesquisar muita coisa...

CP: E com relação ao portfólio, como funciona, é impresso?
S: Não, imprime só às vezes. A maioria tem site, não precisa ter um domínio seu, pode ser um blog.

CP: Que recado você deixa para quem quer ser redator?
S: PELO AMOR DE DEUS, SE ALGUÉM QUER FAZER REDAÇÃO, APRENDE A ESCREVER! Tem muita gente criativa, que é redator, só que não escreve direito, sempre dá uma tropeçada. É muito feio e muito chato você falar que é redator e não escrever bem. Se você é diretor de criação beleza, mas se você é redator...tem que escrever direitinho. Tenha um dicionário perto, não é uma vergonha, gramática, até guia dos curiosos a gente tem aqui. Não é vergonha, isso só vai te ajudar, entendeu? Ler muito é importante, ver tudo o que ta acontecendo, pegar os sites referência (brainstorm9), cuidar do portfólio, se você quer ser redator, provavelmente um outro redator estará te avaliando, então cuidado para não ter erro de português, cuidado também no currículo para não ter erro de português, pois eu mesma já dispensei gente por ter erro de português no currículo, porque às vezes é uma desatenção que poxa, não pode ser assim.


" Pelo amor de Deus, se alguém quer fazer redação, aprende a escrever ."

Nenhum comentário: